Animais . Curiosidades


Tubarões Meigos

A nossa sociedade vê o tubarão como um animal perigoso, mas não é bem assim! Actualmente são conhecidas 375 espécies conhecidas e, apenas uma pequena parte é inofensiva para o Homem.

Infelizmente os ataques de tubarões acontecem todos os anos. Pensando bem, não se pode dizer que é um ataque porque os tubarões não programam o que vão comer e como vão comer. O mesmo acontece connosco que, quando vem o cheirinho agradável dos doces, da cozinha, a nossa tendência é ir provar.

Os pescadores submarinos são as principais vítimas dos tubarões. Isto porque, pescam nos sítios onde os tubarões habitualmente frequentam. Os peixes mortos que os pescadores têm a cinta atraem o tubarão mas se os largarem e saírem da água a probabilidade de serem atacados é quase nula.

O tubarão-baleia é o maior peixe que podemos encontrar nos nossos oceanos e é completamente inofensivo tal como o tubarão-frade, que se alimentam unicamente de plâncton.

Podemos encontrar os tubarões em todos os mares, embora tenham preferência pelas águas mais quentes.

Os tubarões são conhecidos por terem os sentidos bem apurados. “Os órgãos sensoriais são muito apurados pois os tubarões são predadores eficazes. Até há pouco tempo pensava-se que o comportamento destes animais era quase exclusivamente determinado pelo olfacto, sendo os outros sentidos de menor importância. Na realidade o olfacto é muito apurado, permitindo nalguns casos detectar uma simples gota de sangue em mais de 100 litros de água. No entanto, todos os sentidos são importantes para os tubarões. A audição, por exemplo, é de tal forma sensível que possibilita a detecção a grande distância do som produzido por vibrações de baixa frequência, coma aquelas produzidas por um peixe ferido, em dificuldades ou em luta. Em estreita ligação com o ouvido está um sexto sentido que é conferido pela linha lateral. Esta percorre o corpo em cada um dos flancos e é constituída por células sensoriais que comunicam com o exterior através de finos poros. Funciona como uma espécie de tacto à distância, já que através dela o peixe pode receber e localizar a origem das ondas de choque provocadas pelo movimento de outros peixes e assim detectar a proximidade das presas. Recebendo o eco dos seus próprios movimentos, pode também localizar, como um radar, os objectos imóveis.”

“Quanto a reprodução, os tubarões também são bastante diferentes dos peixes ósseos porque não têm ovas: os tubarões podem ser vivíparos, ovíparos ou ovovivíparos. Os tubarões vivíparos têm um útero e uma, ou mais, placentas dentro das quais se desenvolvem os filhotes. Os filhotes nascem, já completamente formados, e rapidamente se tornam independentes. Ao contrário da maioria dos mamíferos, e de alguns répteis (como certos crocodilos), a mãe-tubarão não toma conta dos filhotes no fim destes nascerem. O tempo de gestação é bastante longo, podendo atingir os dois anos. O número de crias, varia bastante podendo ir de 1 (tubarão tigre da areia) a cerca de 300 (tubarão-baleia); Os tubarões ovovivíparos guardam ovos, ou cápsulas, dentro dos quais se desenvolve as crias. Os ovos são libertados na água e têm pequenos filamentos que rapidamente os fixam a algas, rochas, etc. Após alguns meses o pequeno tubarão rompe a casca do ovo e fica em liberdade. O tempo médio de vida destes animais é de 25 anos.” Resta-me dizer que os tubarões existem nas costas portuguesas mas, não temam porque eles não têm hábito de visitar as praias.

FONTE: http://aquariovgama.marinha.pt/AVGama/Site/PT/ProfsAlunos/factos_animais_curiosos/Peixes/tubaroes.html; http://sotaodaines.chrome.pt/sotao/tubarao.html

Katia Ferreira 2090531

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: